Carta Pastoral - Rev. Greta Browne
- mhcuriki8
- Sep 13
- 2 min read
[Postagem original feita em 16/08/2025]
Queridos,
Quero falar com vocês. Todos que de alguma forma fazem ou fizeram parte da comunidade Congregação UU do Berço Esplêndido. E outros que se interessaram no movimento e nas ideias da Unitarismo e do Universalismo no Brasil.
O Berço Esplendido é um grupinho muito especial, único. Tivemos dois ou tres anos maravilhosos em que vocês foram chegando. Esses meses culminaram com a fundação da AUUBRA em janeiro deste ano. Alguns participaram da primeira reunião presencial em São Paulo - Janeiro ’23 - que iniciou a criação da AUUBRA. No entanto, agora estamos com um número pequeno de pessoas nos serviços de sábado. A vocês que continuam comparecendo, e mesmo ajundando na liderança dos serviços, meu profundo agradecimento.
Se por acaso o serviços acabarem corremos o risco da AUUBRA falhar. Não vamos deixar isso acontecer.
Qual o problema com os serviços? Vocês que vinham sempre e não estão vindo mais devem ter algumas ideias. O horário em si não serve para muitos. Há pessoas que trabalham no sábado. Para muitos, inclusive famílias, o sábado é dia de passeio, encontros, esporte. Seria bom ter serviço em outro horário, ou vários, mas temos poucas pessoas para isso.
Porem a AUUBRA existe mesmo sem serviços. Quero pedir a todos vocês que se identifiquem como unitário-universalistas, que se considerem membros da Associação, que promovam como puderem a associação. Visitem o site da AUUBRA e compartilhem com outros. Eu cheguei a sonhar com a AUUBRA presente na COP30 em Belém. Proclamaríamos nosso apoio às medidas favoráveis ao meio-ambiente e o Brasil começaria a nos conhecer. Precisamos erguer a nossa voz.
No sábado passado ouvimos um sermão entitulado "Por que o mundo precisa de unitário-universalistas", tradução do sermão que foi pregado pelo pastor da igreja da Natalie em Houston. Acho que todos nós acreditamos que o Brasil precisa do UUismo. Vamos lutar para que a nossa presença cresça.
Enquanto isto, quero que vocês saibam que são benquistos, que pertencem. Que sentimos falta de vocês quando não aparecem. Gostaria de sugerir que se não assistirem os serviços, mandem mensagens de vez em quando. Por mim, eu gostaria de ver os seus rostos por dois minutos na tela no sábado. Não precisa ficar, não precisa dizer nada. Dê um oi com a mão, e um sorriso.
Um abraço saudoso,
(Rev) Greta